A educação corporativa é estratégica para as organizações. É ela que permite que os colaboradores se desenvolvam para que habilidades e competências estejam em sintonia com os valores e objetivos da empresa. Isso aumenta a chance de sucesso nas estratégias de negócios e na construção de vantagens competitivas. E o SEST SENAT, aliado das transportadoras na implementação de ações para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores, oferece uma nova opção para as organizações que buscam maximizar seus resultados com a capacitação dos seus times: a EaD Corporativa, na plataforma de educação a distância da instituição.
As soluções são customizadas para as necessidades de cada empresa. É possível selecionar, entre os mais de 200 cursos ofertados, aqueles adequados à formação dos seus colaboradores. A aprendizagem ocorre em um ambiente virtual exclusivo, com acesso restrito aos alunos matriculados nas capacitações e aos gestores da empresa. Nesse ambiente, também é possível gerar relatórios personalizados e monitorar os desempenhos geral e individual dos empregados.
Caso a empresa opte por desenvolver seus colaboradores com cursos ou conteúdos feitos por ela própria, o SEST SENAT oferece a solução tecnológica personalizada para hospedar o material, com acesso exclusivo, e ferramentas de monitoramento disponíveis para os gestores.
O serviço é gratuito para empresas de transporte. O SEST SENAT também oferece soluções para organizações de outros setores, uma vez que o portfólio contém opções de cursos para formação de profissionais que atuam em diferentes áreas.
Desde que foi disponibilizada para o mercado, a EaD Corporativa já contabiliza mais de 4.000 matrículas. Entre as empresas que apostaram na educação a distância do SEST SENAT para desenvolver seus times, estão, por exemplo, Latam e a Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis). Neste último caso, cinco cursos foram disponibilizados para empregados de locadoras de veículos em todo o país, com foco em vendas, qualidade no atendimento e gestão.
“Capacitação é tudo em uma empresa, ainda mais nesse mundo de atualizações rápidas em que vivemos hoje”, diz Carlos Faustino, diretor da Uniabla (Universidade Corporativa do Setor de Locação de Veículos). Segundo ele, com isso, “os colaboradores começam a ter mais conhecimento sobre o negócio, ainda mais em um setor que tem que formar pessoas com qualificação específica”.
E a oferta a distância, salienta Faustino, traz vantagens como a de oportunizar o acesso ao desenvolvimento em pontos mais distantes, em horários alternativos e que se adaptem à rotina do profissional. O diferencial competitivo se torna evidente: “Grandes empresas se destacam porque capacitam as pessoas, reciclando, atualizando. Por isso, têm resultados diferentes”.R
Vantagem competitiva
Investir em capital humano é essencial quando se deseja ter times com atuação alinhada às estratégias da empresa. Esse é um desafio enfrentado em toda parte: pesquisa da PwC (PricewaterhouseCoopers, uma das maiores prestadoras de serviços profissionais para empresas do mundo) realizada com CEOs de 83 países aponta que a falta de profissionais com as competências necessárias para executar a estratégia de negócios é considerada uma das principais ameaças ao crescimento.
É aí que entra a educação corporativa, que tem três objetivos principais: construir competências; alinhar comportamentos; e desenvolver a cultura organizacional. “O ponto principal é entender quais são os desafios de negócios da empresa e a relação entre a performance das pessoas e os resultados nos processos de negócios. Por exemplo, se eu quero crescer em vendas, tenho que entender quais são os gargalos. Depois disso, preciso buscar as formações que desenvolvam os vendedores nesses pontos para melhorar a performance”, explica João Lins, diretor-executivo da FGV In Company (Fundação Getulio Vargas).
Com qualificação insuficiente, além de impactos na produtividade, há redução na capacidade de inovação. O cenário de transformações culturais e tecnológicas agrava essa situação. “O grande problema da competitividade das empresas no mundo moderno não é só fazer mais com menos todos os dias, ou seja, ser preciso, não errar, não desperdiçar – o que é requisito mínimo para operar em um mundo competitivo – mas também absorver novas tecnologias e desenvolver novos produtos e mercados. Isso requer gente capacitada e criativa”, diz.
O serviço prestado pela EaD SEST SENAT representa uma oportunidade especialmente para empresas de transporte e logística. “Ao saber que o negócio desse setor é difícil, não tem altas margens e possui grandes imprevistos , eu tenho que usar a inteligência para fazer isso da melhor forma possível. E a educação a distância é uma aliada importante, porque conta com recursos muito interessantes que baixam o volume de investimentos necessários e podem ajudar as empresas a superarem esse desafio.”
Outro levantamento da PwC feito junto a 73 empresas brasileiras mostra que o investimento em treinamento e desenvolvimento de colaboradores tem como focos principais: atingir os objetivos estratégicos da empresa, melhorar o desempenho dos profissionais e solucionar lacunas de competências.
O estudo Panorama de Treinamento no Brasil, que ouviu 406 empresas em 2018, aponta que, no país, o investimento anual em programas de treinamento e de desenvolvimento de pessoas é de 1,62% da folha de pagamento, com um valor médio de R$ 746 por colaborador. Nos Estados Unidos, o índice é de 3,62% da folha e o valor chega a US$ 1.273 (em média, R$ 4.800). O levantamento foi realizado pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) em conjunto com a Integração Escola de Negócios e com a Carvalho & Mello Consultoria Organizacional.B
Como utilizar a EaD SEST SENAT na educação corporativa da sua empresa
Acesse ead.sestsenat.org.br e conheça os cursos e a plataforma
Identifique os cursos de interesse da empresa
Entre em contato pelo email suporteead@sestsenat.org.br para solicitar o serviço
Você deverá informar:
– Nome e CNPJ da empresa
– Cursos de interesse
– Número de alunos a serem capacitados
Deixe um comentário