Este ano, o movimento mundial Setembro Amarelo escolheu como símbolo o girassol. A imagem da flor que persegue a luz solar ajuda os organizadores a tocar em um assunto difícil: a prevenção ao suicídio. Considera-se que o atentado à própria vida é o ponto extremo de uma trajetória de depressão. Quando o indivíduo toma essa decisão, é porque já teve perdas significativas nas relações sociais, que comprometeram sua autoimagem.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) fala em 300 milhões de pessoas afetadas pela depressão. Apenas no Brasil, seriam 12 milhões de pessoas. E o mais alarmante: a cada 45 minutos, um brasileiro comete suicídio. Os sintomas desse mal variam muito. “Na parte física, a pessoa pode apresentar má digestão, dor de cabeça, falta de apetite. Na emocional, ocorre desde baixa concentração a irritabilidade, passando por sentimento de angústia e falta de ânimo”, enumera João Messias, psicólogo do SEST SENAT em Recife (PE).
Uma distinção importante com relação a outros males é o caráter crônico da depressão. Isso a diferencia dos processos de luto, por exemplo. “Precisamos entender o que se passa com o paciente. A perda de um ente querido pode causar tristeza profunda. Outra coisa é o sofrimento prolongado, em que o paciente não consegue retomar a vida”, ilustra Messias. Aos poucos, esse indivíduo se isola, com prejuízos severos para a sua vida pessoal.
Daí a importância da intervenção de um profissional de saúde antes que o quadro se agrave. Esse diagnóstico costuma ser feito por um psicólogo, e é muito comum que ele encaminhe o paciente para um psiquiatra, que trará uma abordagem medicamentosa. Uma questão delicada é a pessoa aceitar que precisa de ajuda. Não raramente, há uma recusa ao tratamento, o que demanda empatia e firmeza dos familiares e dos amigos.
“O tratamento vai além do medicamentoso – envolve a parte de lazer, a parte laboral e também a espiritual. A orientação é fazer com que a pessoa tenha ocupações que lhe tragam um novo sentido. Às vezes, a pessoa tem uma história de abusos e transtornos, e o que foi vivido até ali não faz sentido. Então, tem de ser reconstruído um novo sentido, o que não é fácil”, diz o especialista. Essa relação renovada com as coisas e os outros pode ser despertada por um hobby, por exemplo.
Tão importante quanto oferecer ajuda é saber o que não dizer para o indivíduo em depressão. “Antes de tudo, considere que aquilo é uma verdade. Não diga que é mentira, frescura ou fantasia”, aconselha João Messias. “O drama da pessoa é real. Na dúvida, não fale nada e busque orientação de um profissional da área”, ensina. “Às vezes, o indivíduo não tem família, mas conta com um amigo. Mesmo que não tenha, há lugares que oferecem acompanhamento. Existem os CAPs (Centros de Atenção Psicossocial) e outras instituições que fazem um trabalho de acolhimento muito bom. Para quem é do transporte, o SEST SENAT conta com equipes que trabalham com competência esse assunto”, indica.
Se você ou alguém que você conheça estiver passando por um momento difícil e precisa conversar, não hesite em ligar para o CVV (Centro de Valorização da Vida). O número é 188. Se preferir, acesse o chat em cvv.org.br.
Cursos do SEST SENAT que valorizam a saúde psíquica
O catálogo de educação a distância do SEST SENAT oferece uma gama de cursos voltados para o bem-estar psíquico. Complexo e multifacetado, o ser humano necessita de equilíbrio em aspectos muito variados, que vão desde a qualidade do sono até o controle de hábitos nocivos, como o consumo de drogas lícitas e ilícitas. A seguir, uma seleção de cursos EaD que são fonte de informação de qualidade – e que podem auxiliar no combate aos males da alma:
Depressão – O Que É e Como Tratar?
A depressão é um mal que acomete milhares de trabalhadores e que pode ser tratado de forma adequada. Saiba identificar os sintomas e entenda a importância da prevenção.
Clique aqui para saber mais e se matricular
Entendendo Medos e Fobias
Aprenda sobre a diferença entre o medo e a fobia; os principais tipos de fobia; a necessidade de tratamento adequado; e mitos e verdades sobre esse tema.
Clique aqui para saber mais e se matricular
Saúde Mental
Saiba mais sobre saúde mental, sua importância, os principais transtornos e quando procurar auxílio médico. O curso oferece orientações sobre prevenção, tratamento e reabilitação psicossocial.
Clique aqui para saber mais e se matricular
Alcoolismo
O alcoolismo provoca consequências físicas, psicológicas, sociais e deve ser tratado como doença. Neste curso, são abordadas formas de tratamento e de reintegração social.
Clique aqui para saber mais e se matricular
Drogas – Previna sua Família
O curso aborda a questão a partir dos tipos mais comuns de substâncias tóxicas, mostrando possibilidades de tratamento e táticas de prevenção.
Clique aqui para saber mais e se matricular
Distúrbios do Sono
Conheça os benefícios de um boa noite de sono e o que fazer para ter um sono de qualidade. Entenda o que é insônia e o que fazer para evitá-la.
Deixe um comentário