Os caminhoneiros podem fazer cursos a distância, sem pagar nada, na EaD SEST SENAT, a plataforma de educação a distância do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte. O endereço é ead.sestsenat.org.br. Todos os cursos são certificados.

Dá para estudar por celular, computador ou tablet. Cada pessoa aprende no seu ritmo e escolhe em que horário quer estudar, já que não é necessário frequentar aulas regularmente.

Para comemorar o Dia do Caminhoneiro (30 de junho), fizemos uma seleção de cursos da EaD SEST SENAT que apresentam técnicas importantes para o dia a dia da profissão. Ensinam, por exemplo, a negociar melhor, administrar bem as finanças, ter menos despesas, cuidar bem do caminhão e dirigir com mais segurança. Veja abaixo.

A EaD SEST SENAT também dá a oportunidade de aprender coisas novas. Afinal, são mais de 200 opções de cursos em nove áreas diferentes: carreira, educação, gestão de negócios, inclusão digital, inovação e criatividade, manutenção e mecânica, meio ambiente e sustentabilidade, saúde e bem-estar e transporte. Toda a família do transportador também pode aproveitar e se capacitar com a EaD SEST SENAT.

Clique sobre os títulos dos cursos para saber mais e se inscrever.

Cursos para administrar bem o frete e as finanças

1) Precificação no transporte rodoviário de cargas: apresenta as estratégias para formação de preços dos serviços.

2) Custos operacionais do transporte de cargas: ensina a estruturar e a analisar os custos operacionais do transporte de cargas, para saber onde dá para reduzir as despesas e aumentar o rendimento no fim do mês.

3) Administração do frete: administrar o frete requer conhecimento e organização. Esse curso aborda metodologias de definição de preços e custos gerados.

4) Cálculo do frete: o caminhoneiro aprende a administrar os gastos do caminhão e a calcular os custos de uma viagem. Com isso, dá para garantir um bom preço para o cliente e uma boa gestão do negócio.

Cursos de manutenção, direção segura e tecnologia

5) Manutenção preventiva de veículos: ensina sobre a manutenção correta do veículo e explica como isso dá mais durabilidade ao motor, segurança na viagem e economia no final do mês.

6) Gestão de combustível: explica quais são as melhores práticas de direção para ter mais eficiência e reduzir, assim, o consumo de combustível e as emissões de poluentes.

7) Gestão de pneus: apresenta os conceitos da gestão de pneus, desde a escolha até o destino final dos pneus usados.

8) Tecnologias para o setor de transporte: ensina como as tecnologias embarcadas contribuem para a economia e a redução de poluentes emitidos pelos veículos, além de aumentar a segurança e o conforto dos motoristas.

Cursos para oferecer serviços cada vez melhores

9) Excelência profissional para motoristas: o curso ensina a desenvolver a atividade de motorista tendo como princípio a excelência nos procedimentos relacionados aos cuidados com o veículo, à economia e à segurança na operação, à forma de se relacionar com o cliente e com o meio ambiente.

10) Gestão do nível de serviço logístico: ensina a gerenciar o nível de serviço logístico, considerando métodos e padrões específicos, além de um sistema de avaliação de desempenho por indicadores.

11) Qualidade no atendimento: ensina as técnicas para prestar um atendimento com excelência por meio de atitudes e posturas que proporcionem ao cliente uma experiência de bem-estar e satisfação.

12) Qualidade nos serviços de transporte de cargas: ensina a desempenhar com excelência o transporte de cargas e avaliar os serviços prestados a partir de indicadores específicos relacionados a essa atividade.  

Deixe um comentário