O transporte coletivo de passageiros é um serviço essencial. Ele viabiliza milhares de deslocamentos entre cidades, estados e países; movimenta a economia; permite o acesso das pessoas ao trabalho, à cultura e ao lazer.

Na plataforma EaD SEST SENAT, são oferecidos diversos cursos gratuitos para quem já trabalha ou quer trabalhar no setor a fim de aperfeiçoar o serviço prestado ou se desenvolver na carreira. O aluno pode estudar onde e quando quiser, basta ter acesso à internet para se inscrever e acessar o material. Todos os cursos são gratuitos. Após estudar, realizar as atividades e as avaliações, o estudante recebe certificado de conclusão, emitido pelo SEST SENAT.

Excelência Profissional para Motoristas

Apresenta conceitos e dicas referentes ao cuidado com o veículo, desde a manutenção preventiva até noções de tecnologia embarcada. Além disso, o curso discute elementos de direção defensiva, noções de meio ambiente, relacionamento com o cliente, qualidade na prestação do serviço e a filosofia 5S para que conduzam seus veículos com segurança, economia e qualidade no atendimento.

Noções de Direção Segura para Motorista de Ônibus

Esse curso tem a finalidade de apresentar aos motoristas de ônibus conceitos de direção segura, traçado das vias e sinalização viária. Além disso, apresenta a legislação de trânsito e as responsabilidades que todo motorista de ônibus deve tomar para si ao transportar passageiros.

Conhecimentos Básicos de Fiscal de Transporte Urbano

O curso Conhecimentos Básicos de Fiscal de Transporte Urbano visa transmitir conhecimentos sobre as funções, competências e responsabilidades do fiscal de transporte Urbano. Além disso, o curso apresenta elementos relacionados à qualidade nesse tipo de transporte, ao atendimento eficaz ao cliente e à importância da fiscalização para oferecer um serviço de qualidade aos usuários do transporte urbano.

Marketing no Transporte de Passageiros

O marketing no transporte de passageiros auxilia as empresas na identificação do público, aponta limitações no transporte oferecido e determina ações de marketing para solucionar problemas que possam surgir.

Administração de Garagens

Esse curso visa proporcionar ao gestor de garagens de ônibus e aos demais profissionais do setor de transporte conhecimento sobre os serviços, infraestrutura e tecnologias aplicadas ao gerenciamento de garagens para que exerçam suas obrigações com responsabilidade e eficiência.

Dicas de Atendimento a Pessoas com Restrição de Mobilidade

O direito de locomoção, o direito de ir e vir ou de permanecer é garantido pela Constituição Federal de 1988 a todas as pessoas, inclusive àquelas com restrições de locomoção. Ao pensar nisso, o curso Dicas de Atendimento a Pessoas com Restrição de Mobilidade visa abordar os tipos de restrições de mobilidade no que diz respeito aos idosos e a gestantes, com recomendações gerais aos motoristas e cobradores de ônibus.

Transporte Consciente: transportando pessoas com necessidades especiais

O curso apresenta a definição de necessidades especiais e como o trabalhador do setor de transporte deve atender a pessoas que precisam de um atendimento diferenciado, oferecendo um serviço de qualidade e respeito aos passageiros.

Princípios Básicos para a Qualidade no Transporte Urbano de Passageiros

A noção de qualidade na prestação de serviços é essencial para todo trabalhador. Esse curso visa capacitar os trabalhadores do transporte urbano e futuros profissionais da área para a otimização de recursos e maior qualidade na prestação de seu serviço, por meio de conceitos e conhecimentos sobre qualidade do transporte urbano de passageiros e qualificação da mão de obra na área.

Comunicação Interpessoal e Atendimento ao Cliente

Esse curso pretende capacitar os profissionais que trabalham em planejamento, execução e controle nas áreas de logística, transporte e demais áreas, a fim de oferecer um atendimento eficaz ao cliente, tendo como base o bom relacionamento interpessoal.

Qualidade no Atendimento

Esse é um curso fundamental para quem tem um negócio, para quem é autônomo e para todos os trabalhadores que atuam no ramo de bens e serviços. O curso Qualidade no Atendimento tem como objetivos compreender os diferenciais competitivos relacionados à qualidade no atendimento e reconhecer as características e a importância desse serviço tão importante que deve ser oferecido com qualidade ao cliente.